Endocrinologistas

Profissionais preocupados com seu bem estar e prevenção da saúde!

Dra. Cristina Blankenburg, endocrinologistas na clínica Endo Vita

Dra. Cristina Blankenburg

Formada pela Universidade de Brasília - UnB
Residência Médica em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo - IAMSPE
Residência Médica em Endocrinologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo - IAMSPE
Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia - SBEM- AMB
Especialização Lato Senso em Nutrição Clínica e Hospitalar - GANEP 2012
Associada à ABESO - Especialista em tratamento de obesidade
→ CRM: 14844 | RQE: 12149

Dra. Paula Fábrega, endocrinologistas na clínica Endo Vita

Dra. Paula Fábrega

Formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos - FCMS (1998-2004)
Doutorado em Ciências Médicas - Hospital das Clínicas de São Paulo
Projeto: Avaliação de sobrecarga de ferro através de métodos não invasivos em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica, excesso de peso e hiperferritinemia. – defendido em agosto de 2018.
Título de especialista em endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia em 2010.
Residência médica em endocrinologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (2008-2009)
Residência médica em clínica médica no Hospital das Clínicas de São Paulo (2006-2007)
Membro da Endocrine Society
→ CRM: 21344 | RQE: 12790

Dicas & Receitas

Macarrão de Abobrinha

Ótima substituta do macarrão tradicional, muito nutritiva, tem menos calorias e carboidratos além do baixo índice glicêmico. É muito rápida e prática!

Macarrão de Abobrinha

Ingredientes
  • • Abobrinha
  • • Recheio a escolha (atum, queijo cottage light, bolonhesa, molho pesto, etc)
Preparo
  • • Cortar a abobrinha com o cortador que tenha o formato juliene, ou seja, tipo espaguete, ou ainda fatiar com a faca.
    A abobrinha pode ser servida crua ou refogada rapidamente na panela.
  • • Para refogar a abobrinha, doure alho e cebola no azeite, e se desejar adicione pimenta do reino, alho poro, sal, ervas, etc.
  • • O tempo necessário para refogar é até a abobrinha murchar um pouco, já é suficiente.
Benefícios

Esta receita é uma ótima opção para substituir o macarrão tradicional, pois é bem menos calórica, com menor quantidade de carboidratos e de baixo índice glicêmico. Além de ser muito nutritiva, é uma opção prática e rápida.

Batata Assada com Casca

Substitua a batata palha ou a batata frita e até o purê de batata. A batata preparada com a casca acrescenta fibras e reduz o índice glicêmico do legume.

Batata Assada com Casca

Ingredientes
  • • Batata Inglesa
  • • Azeite extra virgem (para untar a forma e pincelar as batatas)
Preparo
  • • Lavar as batatas e cortar em cubos ou gomos e reservar.
  • • Untar uma forma com azeite
  • • Colocar as batatas na forma sem encostar umas nas outras.
  • • Regar um pouco de azeite sobre as batatas. Pode ser com um spray ou com um pincel. Não é necessário é utilizar muito azeite.
  • • Cobrir com papel alumínio e levar em forno médio pré-aquecido (200ºC).
  • • Verificar o ponto e o tempo em que seu forno deixará as batatas cozidas (aproximadamente 25 minutos).
  • • Retire o papel alumínio e espete uma batata com o garfo para ver se não está crua. Caso esteja crua ainda, deixe com papel alumínio por mais um tempinho.
  • • Assim que estiverem macias, deixe dourar no forno até formar uma casquinha, como se estivesse frita. Para dourar de todos os lados, o ideal é virar às vezes as batataas na forma.
  • • Salpique com sal e sirva ainda quentinha.
Benefícios

A batata preparada com a casca acrescenta fibras na refeição e ainda reduz o índice glicêmico do legume, que é rico em carboidrato. Esta receita substitui a batata palha ou a batata frita e até o purê de batata em cardápios.

Arroz de Couve-Flor

A couve-flor é muito rico em vitaminas e minerais, além de ser um alimento antioxidante, ou seja, que combate os radicais livres e eliminam toxinas do organismo.

Arroz de Couve-Flor

Ingredientes
  • • Couve-Flor
  • • Alho e Cebola
Preparo
  • • Cozinhe a couve-flor no vapor até ficar macia, mas não muito mole.
  • • Depois de esfriar, pique bem miudinha e refogue com alho e cebola.
  • • Pode adicionar outros temperos se desejar.
  • • A aparência fica muito próxima a do arroz. Acompanha carnes e omeletes.
Benefícios

A couve-flor é um crucífero, um grupo de alimentos que inclui também brócolis e outros legumes que são muito ricos em vitaminas minerais, além de serem alimentos antioxidantes, ou seja, que combatem os radicais livres e eliminam toxinas do organismo. Esta preparação pode ser usada também para mesclar à porção de arroz, misturando-a ao arroz tradicional já pronto, diminuindo assim a quantidade de carboidrato ingerida e também o índice glicêmico da refeição.

Panqueca de Banana

Receita que não utiliza farinha de trigo, ovo e óleo, tem a linhaça como fonte de gorduras boas, fibras e proteínas, trazendo mais nutrientes para esta refeição.

Panqueca de Banana

Ingredientes
  • • 1xícara (chá) de farinha de aveia
  • • 3 bananas médias
  • • 1 xícara (chá) de água ou leite desnatado
  • • 2 colheres (chá) de linhaça
  • • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • • Mel, castanha de caju, nozes e frutas vermelhas para servir
Preparo
  • • Bata a banana, a água e a linhaça no liquidificador.
  • • Misture a farinha de aveia com o fermento. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e coloque uma concha da massa da panqueca.
  • • Espere dois minutos e vire. Cozinhe por mais um minuto.
  • • Sirva com as castanhas picadas, mel e frutas.
  • • Ou outros recheios como pasta de amendoim, geleia de frutas, etc.
Benefícios

Esta receita de panqueca não utiliza farinha de trigo, ovo e óleo. A linhaça é rica em gorduras boas, fibras e proteínas, contribuindo com o aporte de nutrientes desta refeição. O leite pode ser substituído por água em dietas de restrição. Por ser bem prática pode ser feita no café da manhã ou lanches.