Sabe como o endocrinologista pode ajudar?

conheça nossos campos de atuação

Andropausa e menopausa, colesterol e triglicerídeos, crescimento, diabetes, doenças da hipófise, obesidade, osteoporose,
tireoide e paratireoide,adrenal, reposição hormonal, excesso de pelos, distúrbios da menstruação e da puberdade.

Dicas & Receitas

Bombom de Frango

Sem a presença de farinha (carboidrato refinado), faz o índice glicemico ser bem baixo!!!

Bombom de Frango

Ingredientes
  • • 500g Filé de peito de frango
  • • 500g Batata doce
  • • 3 colher sopa de azeite
  • • 2 Cebolas médias
  • • Tempero de sal e alho
  • • 1 Clara de ovo levemente batida
  • • Gergelim preto (para decorar)
Preparo
  • • Corte o frango em cubos grandes e cozinhe em água e sal. Depois de bem cozido, triture.
  • • Faça um refogado com a cebola, sal e alho e misture o frango. Reserve.
  • • Cozinhe bem a batata doce e esprema no espremedor de batatas.
  • • Em um recipiente misture o frango, a batata doce e o azeite e amasse levemente.
  • • Experimente o tempero.
  • • Forme bolinhas, pincele a parte de cima com a clara e salpique o gergelim para decorar.
  • • Leve ao forno 180o para assar por 20 a 30 minutos.
Benefícios

Para o lanche ou refeição. Receita rica em proteína e com carboidrato complexo. Sem a presença de farinha (carboidrato refinado), fazendo com que o índice glicemico seja bem baixo!!!

Quibe de Quinoa

A associação à quinoa traz um alimento com carboidrato mais complexo e rico em fibra!

Quibe de Quinoa

Ingredientes
  • • 200g de Quinoa (branca ou mistura de branca, vermelha e preta)
  • • 700g de Carne moída duas vezes (patinho ou coxão mole)
  • • 1 Cebola grande ralada e espremida
  • • 2 colheres de Sopa de azeite
  • • Hortelã picadinho à mão (a gosto)
  • • 1 colher de Chá rasa de pimenta síria e/ou pimenta do reino
  • • Sal
Preparo
  • • Cozinhe e quinoa com água e sal até ficar macia.
  • • Caso sobre água, escorra bem. Deixe esfriar.
  • • Em um recipiente coloque a carne, a quinoa, sal e os outros ingredientes.
  • • Amasse bem até dar liga.
  • • Enrole os quibes e leve para assar em forma untada em forno a 180º.
  • • Quando os quibes estiverem soltinhos e começando a dourar retire do forno.
  • OBS 1. Faça os quibes mais grossos para não ressecar.
  • OBS 2. O hortelã picado à mão conserva mais o sabor e o aroma.
Benefícios

Receita do tradicional quibe, rico em proteína. E quando se associa à quinoa no lugar do trigo, estamos fazendo uma melhor troca, por um alimento com carboidrato mais complexo, mais rico em fibra! Boa fonte de cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. Trazendo assim mais nutrientes para sua refeição. Experimento no lanche ou na refeição!!!

Muffin de Espinafre

Receita rica em nutrientes. Espinafre é fonte de cálcio, ferro, magnésio, vitamina A e vitamina K!!

Muffin de Espinafre

Ingredientes
  • • 1 molho de Espinafre
  • • 150g de Cottage
  • • 100g de Queijo minas ralado
  • • 1 xícara de Farinha ZAYA ou farinha de trigo
  • • 1 colh. de sopa de Pó Royal
  • • 3 Ovos inteiros
  • • 1⁄2 xícara e chá de Leite
  • • 1 Cebola média picadinha
  • • 2 colh. de sopa de Azeite
  • • Sal e pimenta do reino à gosto
  • • Tomatinhos cereja ou cubos de tomate sem semente para decorar
Preparo
  • • Corte as folhas do espinafre em tirinhas e refogue com um pouco do azeite, cebola picadinha e alho.
  • • Em um recipiente, coloque o espinafre refogado e misture bem todos os ingredientes, acrescentando o restante do azeite.
  • • Coloque em forminhas de silicone ou de empadas, decore com os tomates e leve ao forno 180o para assar e dourar.
  • VARIAÇÕES: de alho porró, de cenoura, de legumes, com frango ou sem frango.
Benefícios

Receita rica em nutrientes, uma forma diferente de inserir fibra e sabor no dia a dia. Espinafre é fonte de cálcio, ferro, magnésio, vitamina A e vitamina K!!

Bolo de Banana

Sem açúcar por ser adoçado com as frutas, usa aveia, com mais fibras e nutrientes.

Bolo de Banana

Ingredientes
  • Para bater no liquidificador
  • • 6 bananas maduras
  • • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • • 1 ovo
  • • 1/4 de xícara (chá) de azeite
  • • 2 colheres de sopa de cacau em pó ou alfarroba em pó
  • • 1 pitada de sal
  • • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Reservar em outro recipiente
  • • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
  • • OPCIONAL: Nozes picadas e tostadas na panela ou no forno
Preparo
  • • Corte as bananas em pedaços e coloque no liquidificador com as uvas passas, os ovos, o azeite, o cacau e o sal
  • • Bata até virar um creme, depois acrescente o fermento ainda no liquidificador e bata pouco.
  • • Coloque esta massa em uma vasilha e misture a aveia nela, mexendo devagar para não desativar o fermento.
  • • Acrescente canela se quiser.
  • • Unte a forma com óleo e despeje a massa.
  • • Asse em forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.
  • • Pode congelar também, já porcionado.
Benefícios

Este bolo não tem adição de açúcar, pois é adoçado com as frutas, tanto a banana quanto a uva passa. Além de a farinha de trigo ser substituída pela aveia, que contem mais fibras e nutrientes. Ótima opção para lanches e café da manhã.